Geral

Estratégias do segmento de alimentação durante a pandemia

By 7 de agosto de 2020 No Comments

Novas e antigas soluções se uniram para a continuidade das atividades no mercado    

A pandemia causada pelo novo coronavírus impôs uma série de mudanças nas rotinas e hábitos da população em geral. Com o objetivo de evitar aglomerações e a propagação do vírus, diversas medidas foram adotadas pela população não só aqui no Brasil, mas em todo o mundo. Dentre essas medidas, podemos citar o fechamento temporário de estabelecimentos comerciais e restaurantes.

Com os bares, restaurantes e lanchonetes fechados para a visitação do público, empreendedores precisaram se reinventar e buscar alternativas para continuar com seu negócio ativo, mas garantindo a segurança para colaboradores e clientes. Esses negócios tiveram que se adaptar à era dos pedidos sem contato, realizando algumas mudança de estratégia em seus modelos de atendimento durante a pandemia.

Uma dessas alternativas já era amplamente conhecida: o delivery, com o crescimento de cerca de 20% ao ano. Porém outras ferramentas também se tornaram populares no segmento alimentício neste momento, proporcionando a geração de receita para essas empresas, mesmo em momentos desafiadores como este. 

Take away ou Pague e leve

Take away é um termo em inglês que significa “compre e leve embora”. Essa modalidade de entrega já é conhecida pelos brasileiros, mas se tornou bastante popular na pandemia. Onde os clientes buscam o pedido no estabelecimento e o levam para outro lugar.

O take away é uma espécie delivery ao inverso, neste caso um entregador não leva o pedido até o cliente, é o próprio cliente quem vai buscar!

A modalidade se tornou uma excelente alternativa para driblar a crise causada pelo o covid-19 nos estabelecimentos. Possibilitou a continuidade das vendas, além de uma oportunidade de negócio com baixo custo. 

Para facilitar esse método e torná-lo mais seguro, surgiram aplicativos para a realização de pedidos e pagamentos direto no celular

Carteiras Digitais

Outra ferramenta que ganhou mais adeptos na pandemia foram as carteiras digitais. São aplicativos com funções que permitem realizar transações financeiras como pagamentos e transferências bancárias de forma eletrônica, direto do seu smartphone.

No momento, 61% dos brasileiros, com smartphones, das classes A, B e C, utilizem uma carteira digital. A informação integra uma pesquisa feita pela empresa IDC na América Latina.

Para o empreendedor, esses meios de pagamento são interessantes, pois permitem operações mais ágeis e, às vezes, nem exigem a maquininha de cartão de crédito. Muitos bancos e carteiras digitais realizam transações com o QR Code: o comerciante exibe o código, que pode ser impresso ou na tela do seu celular, e o consumidor, usando a câmera do smartphone, escaneia o código e já efetua o pagamento.

Além da agilidade, as carteiras digitais são uma boa opção porque não é necessário nenhum contato pessoal para realizar o pagamento, tudo é feito pelo celular do cliente. Conferindo maior segurança e consequentemente maior credibilidade perante ao cliente.

Drive-thru

O drive thru é mais uma alternativa para retirada de pedidos que garante maior segurança para clientes e colaboradores. Nesse modelo, o cliente pode ir até o estabelecimento, fazer seu pedido e pagamento de dentro do carro e receber o seu produto sem precisar sair do veículo. 

De acordo com uma pesquisa divulgada em 30 de julho pela AlixPartners, nos Estados Unidos, 44% dos consumidores disseram que o drive-thru é o método preferido para pedir comida de restaurante quando o país começou a reabrir.

Esse tipo de atendimento já era  muito comum em estabelecimentos de fast food, mas se popularizou durante o isolamento social e expandiu em outros modelos do segmento de alimentação fora do lar, mas também em outros segmentos como o de vestuário, por exemplo. 

Esse é momento de se reinventar e entender quais são as novas necessidades e demandas dos clientes e, a partir disso, adaptar processos internos e modelos de negócio, sem perder a eficiência e a qualidade de sempre. 

Aqui no Black Beef a inovação sempre anda ao lado da qualidade para oferecer a melhor experiência com todo o cuidado necessário!

Quer conhecer nossos modelos de negócio? Clique aqui para entrar com contato conosco!